Coloridas e saudáveis, as frutas continuam em alta no inverno, assim como as verduras e os legumes. Quem gosta de um prato saudável e diversificado deve ficar atento aos alimentos da estação que estão com preços e sabores muito atrativos.
O comerciante Marco Antônio de Oliveira conta que a mexerica é uma das frutas mais atrativas ao consumidor nesta época do ano. “Frutas que apresentam período favorável para plantio e para colheita agora tendem a custar menos por ter muita oferta”, disse ele.
O também comerciante Rogério Fernandes, de 36 anos, trabalha há duas décadas no Mercadão de Rio Preto. Ele afirma que nesta estação as pessoas gostam de preparar fondue de frutas com chocolate. “Com isso, aumenta a procura por morangos, uvas e bananas. Com oferta grande, os preços estão baixos”, disse ele.
Já na banca ao lado da do Rogério, o comerciante Damião Alves, 53, afirma que a bola da vez é o morango. “As vendas desta fruta aumentam em 40% no inverno”, disse ele.
As empresárias Cleusa Gonçalves, 49, e Tatiane Alonso, 23, são donas de um buffet e por isso vão sempre ao Mercadão comprar frutas. “O preço do morango está mais barato. Uso bastante para fazer bolos e outros pratos ”, disse Cleusa.
Já frutas como melancia e laranja, que são produzidas o ano todo – também são muito consumidas – estão com um preço agradável. “O valor está estável em todos os lugares”, acrescenta Marco Antônio.
No grupo dos queridinhos dos consumidores também estão o tomate, a cebola e o alface. Todos são muito vendidos. “O alface é a verdura mais comprada, com certeza, perdendo só para a rúcula e o agrião”, diz o comerciante.
Ainda segundo ele, o tempo frio não é muito favorável para o plantio dessas hortaliças.
Fonte: Terra