Dia de Campo na Fazenda Ceral
Variedades da manga Ubá e Palmer para sistemas orgânicos de produção na Chapada Diamantina
Sexta-feira, dia 26/01/2018, a Embrapa Mandioca e Fruticultura, em parceria com a Empresa Bioenergia Orgânicos, abrem as portas da Fazenda Ceral, no Marimbus – Estrada do Remanso, Lençóis, para receber pesquisadores técnicos envolvidos no projeto de fruticultura orgânica e produtores da região de Lençóis, Wagner e Seabra. O objetivo é apresentar as variedades de manga Ubá e Palmer que se destacaram em sistemas orgânicos de produção na Chapada Diamantina.
Veja aqui um dia de campo na Bioenergia, acompanhado pela equipe do Guia Chapada Diamantina.
As empresas vem avaliando diferentes cultivares de mangueira em sistema orgânico de cultivo, na Fazenda Ceral. Nestas avaliações, destacaram-se as cultivares “Ubá” e “Palmer” com boa adaptabilidade à região, boa produtividade e qualidade de frutos nesse sistema de cultivo.
A manga “Ubá”, originária de Ubá – MG, caracteriza-se como uma planta vigorosa de copa arredondada e densa, com produção regular, acila de 18t/ha no quinto ano de cultivo.
A manga “Palmer”, originária da Flórida – Estados Unidos, possui copa aberta, produção semitardia e regular, em torno de 20t/ha no quinto ano de cultivo.
Em função do desempenho agronômico apresentado pelas variedades, elas estão sendo apresentadas como opção de cultivo em sistemas orgânicos de produção para a região da Chapada Diamantina.