Conheça mais sobre as frutas!
28/02/2015
Acerola
- A acerola, também conhecida popularmente como cereja-das-antilhas ou cereja-de-bárbaros, tem origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul.
- O fruto é pequeno e arredondado, quase esférico, apresenta cor forte quando maduro, variando entre os tons alaranjados e púrpura.
- Possui sabor levemente ácido e perfume semelhante ao da maçã.
- É rica em vitamina C, que chega a ser de até 5000 miligramas por 100 gramas de polpa, com apenas dois frutos as necessidades diárias de vitamina C são sanadas.
- A fruta também contém vitaminas A, B1, B2, B3, cálcio, fósforo e ferro
- Você pode encontrar a acerola fresca, produzida no Estado de São Paulo de outubro a março ou congelada durante todo ano.
Como escolher
- Não escolha frutos com imperfeições, como manchas ou rachaduras na casca
- A acerola pode ser congelada inteira ou em polpa para conservar por mais tempo
Goiaba
A Goiaba Brasileira: Sabor e aroma
- A Goiaba (Psidium Guajava L.) é o fruto da goiabeira, árvore da família das mirtáceas, nativa da América tropical e fácil de encontrar em todas as regiões do Brasil.
- São cultivadas algumas variedades de polpa branca e vermelha.
- Podem ser consumidas frescas ou usadas no preparo de sucos, geléias, recheios, coberturas, entre outros.
- As goiabas são consideradas pelos nutricionistas como uma das frutas mais completas e equilibradas, indicadas para todas as idades.
- A goiaba vermelha oferece níveis excepcionais de licopeno, vitamina C (sete vezes mais que a laranja) e fibras. É também uma boa fonte de beta-caroteno, folato e das vitaminas B.
- Você pode encontrar a goiaba produzida no Estado de São Paulo o ano inteiro
Como escolher as goiabas:
- Escolha os frutos com formato regular, que não apresente machucados nem marcas de picada de insetos.
- Verifique se o fruto não apresenta lesões devendo estar firme sem chegar a ser dura.
- Não leve frutas muito verdes e nem muito maduras, pois em ambos os casos perdem o sabor rapidamente e seu valor nutritivo diminui.
Abacaxi
- Doce, perfumado, suculento e saboroso, o abacaxi pode ser consumido a qualquer momento.
- A denominação indígena “inakati” ou fruta “cheirosa” ilustra apenas uma das características desta delícia tropical, bem difundida no Brasil e produzida praticamente durante todo o ano.
- O abacaxi (Ananas comosus), também conhecido como ananás ou piña, como é chamado nos países de língua espanhola, apresenta-se como uma fruta original pelo seu sabor e aroma característicos.
- Não é uma fruta energética, possui um nível de caloria equivalente as maçãs e pêras, mas contêm altas porcentagens de vitaminas A, B e C, carboidratos, sais minerais e fibras.
- Apresenta uma propriedade ímpar, somente presente na papaia, que são enzimas (proteínas) que facilitam a digestão de carnes ingeridas na mesma refeição.
- No Brasil várias espécies são cultivadas, como o abacaxi amarelo (smooth cayenne)com frutos em forma cilíndrica, casca alaranjada, polpa cor amarelada, com alto teor de açúcar e elevada acidez; e mais recentemente seus híbridos como o MD2 ou Golden.
- Destaca-se também no Brasil a variedade Pérola, com perfume forte, polpa refrescante, doce e cheia de caldo. Os frutos têm forma cônica, casca esverdeada - mesmo quando maduros - e polpa branco-pérola e pouco ácida.
- Todas as variedades plantadas no Brasil são recomendadas para produção de sucos, compotas, frutas cristalizadas, desidratadas, geléias, além de refrescantes sobremesas como mousses, cremes e pudins.
- Você pode encontrar o abacaxi produzido, no Estado de São Paulo durante todo o ano.
Como escolher o Abacaxi
- Ao escolher os frutos considere se o consumo será imediato ou não.
- Somente adquira abacaxi com coroa, que só deverá ser retirada no momento de consumo.
- Ao escolher os frutos, além do estágio de maturação, devem ser observadas: uniformidade e forma, ausência de podridões, queimaduras de sol, manchas anormais, batidas, rachaduras e exsudações, sendo que as folhas da coroa devem estar verdes e erguidas.
- Escolha somente frutas com bom aspecto e aroma característico. Se estiverem pré-embaladas leia com atenção as instruções e a data de validade.
Manga
- A manga é considerada a rainha das frutas tropicais, pelo sabor e suculência, sendo a qualidade proporcionada pelos pomares do Brasil insuperável.
- A manga é essencialmente uma fruta tropical, necessita de calor e sol durante todo o ano.
- Excelente fonte de vitaminas, sais minerais e fibras dietéticas esta suculenta fruta é recomendada para todas as idades.
- Não é calórica como muitos pensam, situando-se entre a maçã e a cereja.
- A manga quando madura é rica em vitamina A. É recomendada contra resfriados, pois contém uma quantidade razoável de vitaminas B e C, sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, cobre e magnésio.
- Graças ao seu alto teor de fibra, a manga também ajuda na normalização do sistema intestinal.
- Você pode encontrar as mangas produzidas no Estado de São Paulo de outubro a fevereiro
Como escolher
- A manga boa para o consumo não deve apresentar batidas, rachaduras, tons cinza ou manchas escuras na casca.
- Ao cheirar a fruta, seu aroma deve ser fresco e com agradável aroma de fruta.
- A cor não é sempre um indicador único da maturação: algumas variedades se tornam amarelas quando maduras, outras apresentam coloração vermelho, vermelho amarelado ou verde alaranjado.
Fonte: IBRAF - Instituto Brasileiro de Fruticultura
|