Pequenos produtores aumentam a renda com a safra do Umbu na Ba.
15/04/2014
Árvore brasileira, o umbuzeiro é típico do semiárido nordestino. Fruta é versátil e rende sucos, polpas, salgados e doces, como o beijinho.
Pequenos agricultores da Bahia aumentam a renda, nesta época do ano, graças à safra do umbu. Depois da colheita, a fruta é levada para as cooperativas, onde é usada na produção de várias receitas.
Árvore genuinamente brasileira, o umbuzeiro é típico do semiárido nordestino. Todo ano, cada planta produz, em média, 300 quilos. O fruto é arredondado e de casca consistente, o sabor é agridoce, levemente azedo e açucarado ao mesmo tempo.
No município de Uauá, semiárido da Bahia, quase todo o umbu colhido na região é enviado para a cooperativa formada pelos agricultores familiares. Ao todo são mais de 400 famílias.
No ano passado, 120 toneladas do fruto foram beneficiadas. Em 2014 já foram processadas 170, com a expectativa de totalizar 200 toneladas até o fim do mês que vem.
O resultado da produção da cooperativa são os tradicionais e bem variados doces de umbu, como o beijinho.
Ingredientes
300 gramas de polpa de umbu
1 lata de leite condensado
300 gramas de coco ralado
1 caixa de creme de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) rasa de margarina
1 colher (chá) rasa de corante verde
Modo de preparo
Em uma panela, junte o leite condensado, parte do coco ralado, a polpa do umbu, o creme de leite, a farinha de trigo e o corante. Cozinhe em fogo baixo por volta de 20 minutos.
Para decorar, misture o coco ralado restante com uma pitada do corante verde. A margarina vai ser usada nas mãos, para que as bolinhas não grudem.
Fonte: Toda Fruta